terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Breguice" gramatical!!!

Ser brega é f..., uma pessoa que não tem o mínimo de bom senso para combinar as roupas que usa com os acessórios... putz... pelo menos tem que ter estilo pra isso. Mas pior é não ter estilo pra escrever, é não saber combinar as palavras... é ser ignorante mesmo... o que adianta saber se produzir e não saber escrever o básico? Quando falo de pessoas ignorantes, é no sentido LITERAL da palavra. É considerável o número de indivíduos com ensino médio completo, superior incompleto ou graduadas que escrevem coisas inadmissíveis de forma incorreta. Não sou professora de português (mas poderia ter sido... fiz 5 períodos de Letras), sou apaixonada pelo nosso idioma e sempre que posso procuro tirar minhas dúvidas, aprender com os erros, etc. Além do mais, sou formada em Comunicação Social, o mínimo que tenho que fazer é tentar escrever bem!
Como pode, nos dias de hoje, com tanta informação disponível, alguém escrever errado palavras usadas no cotidiano? Uma coisa é digitar alguma palavra que se escreve com "ch" com "x" pra economizar caractéres na net, abreviar palavras como "hoje (hj)", "você (vc)", etc. O famoso "internetez"!!! Mas a partir do momento que alguém escreve: "agente vai", "derrepente", "para mim fazer", "quiz"... Putzzzzz me dá até vontade de chorar...

* AGENTE - É um substantivo que significa policial.
Ex.: 007 é um AGENTE secreto.

* A GENTE - pronome que substitui "nós" na linguagem coloquial.
Ex.: A gente vai se encontrar amanhã.

* DERREPENTE - Se escreve separado! "DE REPENTE".

* PRA MIM FAZER: - "Mim" não faz nada, "mim" não conjuga verbo... o correto é "para eu fazer"

* QUIZ - é jogo de perguntas e respostas. O correto é "QUIS". Basta ver como se conjuga o verbo querer, nenhuma forma é grafada com "z".

É... tem muita gente assassinando a gramática! E eu deixo aqui a minha indignação. O tempo que se perde tomando conta da vida alheia, deveria servir pra estudar, ler, etc. Cultura nunca é demais, e ler o "Pai dos Burros" de vez em quando pode ser bem interessante! Errar é humano, errar duas vezes é burrice e persistir no erro é querer continuar ignorante! Eu também erro, tenho MUITO que aprender... mas esses erros aí... já faz muito tempo que não os cometo, pelo menos desde que terminei o segundo grau e isso já faz 16 anos. (Ah! Nem adianta pensar que é "fazem", pq o verbo fazer no sentido de tempo passado fica sempre na 3ª pessoa do singular)

Este texto não é uma alfinetada particular e sim generalizada. Poderia servir até de crônica pra algum jornal... rs, afinal eu fiz jornalismo. Não sei por qual motivo comecei esse texto falando de ser cafona, quando na verdade queria falar de erros que considero bizarros de português, mas enfim, na minha opinião, não há nada mais BREGA que não saber "combinar" as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário